5 min read

Guia de limpeza de portos de carregamento para Andróide e iPhone

Autor
Full Name
Publicada em
June 1, 2022

Pó, cotão, sujidade, areia - estamos habituados a limpar estas coisas do chão, mas eles também podem encontrar o seu caminho para o porto de carregamento do seu telefone. Pode acontecer sempre que colocar o seu aparelho dentro de uma bolsa ou bolso com a porta virada para baixo, e isso acontece muitas vezes. Embora um pequeno entulho não afecte o seu telefone imediatamente, com o tempo, pode ficar tão sujo que o seu aparelho deixa de funcionar.

No Phonerepair.pt os nossos especialistas ajudam os nossos clientes a tirar o máximo partido da sua tecnologia favorita, diagnosticar problemas de dispositivos, e resolvê-los todos os dias. Aqui estão as suas dicas para limpar com segurança o porto de carregamento do seu telemóvel.

Porque deve limpar o porto de carregamento do seu telemóvel

A abertura na parte inferior do telemóvel pode parecer pequena, mas pode ficar empoeirada rapidamente. E quando o carregar, o conector pode forçar este pó e sujidade mais profundamente na porta de carga até que o telefone perca completamente a energia.

Na próxima vez que ligar o seu telemóvel, considere isto: O conector encaixa confortavelmente? Está a ter dificuldades em carregar a bateria? Se assim for, o seu cabo USB-C ou Lightning pode já não estar a fazer uma ligação sólida e está na altura de limpar a porta.

A primeira coisa a fazer é inspeccionar o seu dispositivo. Use uma lanterna ou candeeiro brilhante para ver mais de perto a porta de carregamento. Vai querer verificá-la regularmente para detectar pó e detritos.

Como limpar o porto de carregamento de um telemóvel em segurança

Uma vez determinado que tem um problema de poeira dentro do porto de carga, vai querer ter cuidado ao limpá-lo para evitar causar danos permanentes ao seu dispositivo. A utilização de objectos afiados de metal como alfinetes de segurança, clipes de papel ou facas pode riscar os componentes delicados do seu telemóvel ou mesmo lascar e partir-se dentro da porta.

O que pode usar para limpar com segurança o seu porto de carga

Adopte uma abordagem mais suave, mas mais eficaz, para limpar a porta de carregamento do seu telefone com as ferramentas que os peritos de Phone Repair utilizam:

  • Um cotonete ou palito de algodão - estes artigos são macios e podem caber em pequenos espaços, tornando-os menos susceptíveis de causar danos físicos no porto de carga.
  • Ar comprimido ou seringa de bolbo - o ar destes artigos pode soltar-se e extrair detritos para não ter de inserir nada na porta de carga.

O que não utilizar na limpeza do seu porto de carga

Ao limpar o seu porto de carga, a utilização destas ferramentas pode causar mais danos do que benefícios:

  • Escova de dentes - as cerdas da escova podem ficar presas no interior e piorar as coisas.
  • Soprar na porta com a boca - a sua respiração contém partículas de água que podem adicionar humidade e danificar o seu aparelho.

Como limpar uma porta de carregamento de um iPad ou iPhone

A porta Relâmpago nos dispositivos Apple® contém pinos de carregamento ligeiramente diferentes de uma porta USB-C padrão. No entanto, os passos para limpar uma porta de carregamento do iPhone ou uma porta de carregamento USB-C do iPad são simples:

  1. Desligue o seu dispositivo e utilize a lata de ar comprimido ou a seringa da lâmpada para limpar a porta de carga. Rebentar algumas rajadas curtas e ver se algum pó cai para fora. Se utilizar ar comprimido, certifique-se de que está a segurar a lata na vertical para evitar a entrada de água dentro da porta.
  2. Volte a ligar o seu dispositivo e tente carregar a bateria. Se mesmo assim não carregar, desligue novamente o dispositivo e use um palito para raspar suavemente ou retirar quaisquer detritos na porta. Certifique-se de fazer isto sob uma luz brilhante para que possa ver o que está a fazer, e trabalhe lentamente para que o palito não se parta.
  3. Pulverizar o ar comprimido ou a seringa de bolbo mais uma vez para remover as partículas de pó que soltou com o palito de dentes. Depois volte a ligar o seu iPhone ou iPad e veja se ele carrega.

Se estes métodos não funcionarem, poderá ter de mandar verificar o seu dispositivo para outros problemas de bateria.

Como limpar o porto de carregamento num telemóvel Samsung Galaxy, Huawei, Xiaomi e Oppo

A porta USB-C no site Android™ pode ser difícil de manter limpa, mas há medidas que pode tomar para livrar o seu telefone de sujidade indesejada.

  1. Desligue o seu dispositivo e utilize a lata de ar comprimido ou a seringa da lâmpada para limpar a porta de carga. Rebentar algumas rajadas curtas e ver se algum pó cai para fora. Se utilizar ar comprimido, certifique-se de que está a segurar a lata na vertical para evitar a entrada de água dentro da porta.
  2. Volte a ligar o seu telefone e tente carregar a bateria. Se o seu telefone não carregar, desligue-o novamente e use um palito para raspar suavemente ou arrancar quaisquer detritos na porta. Certifique-se de fazer isto sob uma luz brilhante para que possa ver o que está a fazer, e trabalhe lentamente para que o palito não se parta.
  3. Pulverizar o ar comprimido ou a seringa do bulbo mais algumas vezes para remover as partículas de pó que soltou com o palito. Depois volte a ligar o seu telefone e veja se ele carrega.

Como tirar água de um porto de carga

Além do pó, cotão e sujidade, a porta de carregamento do seu telefone também pode avariar se ficar molhado, quer tenha deixado cair o telemóvel na água ou a humidade tenha encontrado o seu interior devido a um derrame, chuva ou suor.

Veja aqui como secar o seu porto de carregamento do telemóvel:

  • Não agarrar o arroz. O arroz pode ficar potencialmente alojado no porto de carregamento do seu telemóvel ou na tomada de auscultadores, o que pode ser extremamente difícil de desalojar à medida que incha quando exposto ao líquido.
  • Deixe o seu dispositivo numa área seca durante pelo menos uma hora com o porto de carga virado para baixo. Isto permitirá o fluxo de ar para o porto e forçará o excesso de água a pingar por si próprio.
  • Se suspeitar que o seu cabo USB-C ou Lightning também está molhado, guarde-o num local seco onde o ar possa chegar até ele durante uma hora também.

Como limpar a corrosão de uma porta de carregamento do iPhone

A corrosão também pode afectar a porta de carregamento do seu telemóvel e fazer com que este deixe de funcionar por completo. Embora seja mais comum com telemóveis mais antigos que tenham experimentado uma utilização prolongada, pode formar-se ao longo das paredes da porta de carga do seu iPhone se o ligar em condições de humidade.

Se notar uma acumulação verde dentro ou à volta do seu porto de carga, é melhor obter ajuda profissional para limpar o seu telefone. Mas se optar por fazê-lo você mesmo, poderá conseguir limpar alguma da crosta com cotonetes.

Como limpar o altifalante de um telemóvel

Outra parte do seu telemóvel que está provavelmente cheia de sujidade e detritos? Os seus altifalantes. Tal como uma porta de carga, esta área está constantemente exposta a pó, cotão, comida, e até mesmo células mortas de pele (yuck!) que podem entupir os minúsculos orifícios dos altifalantes e reduzir a qualidade de som do seu telefone. Passar demasiado tempo sem limpar os altifalantes - tanto na parte inferior do telemóvel como na parte superior - tornará o pó mais difícil de remover e as chamadas telefónicas mais difíceis de ouvir.

Para evitar que entre mais sujidade, os especialistas Phone Repair recomendam a limpeza dos altifalantes com um pano húmido, cotonete, ou escova de teclado de cerdas macias. Saltar o ar comprimido para esta área, e nunca utilizar líquidos. Ambos podem danificar os componentes dentro do seu telemóvel.

Uma porta de carregamento limpa e altifalantes cristalinos ajudarão o seu telemóvel a funcionar no seu melhor. Enquanto estiver nele, poderá querer dar ao seu aparelho uma limpeza completa para restaurar algum do seu antigo brilho. Para o ajudar a limpar o seu ecrã e caixa do telemóvel, os nossos especialistas criaram este guia sobre como remover bactérias e germes do seu telemóvel.

Subscribe to newsletter

Subscribe to receive the latest blog posts to your inbox every week.

By subscribing you agree to with our Privacy Policy.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Blog

Mais Blogs Relacionados

Clique abaixo para ler mais blogs interessados para esta categoria

No items found.